Você sabia que... > Pele sensível

A epiderme, um tecido sensorial

Além da sua função barreira, a pele está involucrada na perceção de diversos estimulos, forma parte do sistema somato-sensorial. Os neurónios sensoriais do sistema nervoso periférico enviam fibras aferentes primárias à pele, que atravessam a derme e penetram na membrana basal, inervando células epidérmicas ou ficando como terminações nervosas livres. Todas as células epidérmicas expressam proteínas sensoriais e neuropéptidos que contrinuem para a regulação do sistema neuro-imuno-cutâneo.

A epiderme, um tecido sensorial

O síndrome da pele sensível

O síndrome da pele sensível, também chamada intolerante, reativa, híper-reativa ou irritável, é um síndrome frequente na Europa. Estima-se uma prevalência de 50% na população feminina e 30% na masculina.

A pele sensível é aquela que reativa de forma exagerada a estímulos como o vento, a radiação UV, o frio, os cosméticos e produtos de higiene diária, a contaminação, o stress, as alterações hormonais… Os sinais objetivos identificáveis são: sensação de ardor, asfixia da pele, calor na pele, comichão, irritação severa.

Os síntomas da pele sensível são provocados por uma penetração anormal das substâncias irritantes através da epiderme, devida a uma função barreira deficitária. Na epiderme observam-se alterações nos lípidos intercelulares que impedem uma correta compactação das camadas de células. O estrato córneo é mais frágil e a proteção frente ao meio externo é menor.

O síndrome da pele sensível

 

Assim mesmo, numa pele sensível existe um menor limite de tolerância aos estímulos externos com uma difunção sensorial nas terminações nervosas da pele e uma diminuição do limiar de tolerância aos estímulos externos. Desta maneira, estímulos que numa pele normal não causariam nenhuma reação, desencadeiam numa pele sensível os sinais de irritação, ardor e queimadura.
limiar de tolerância da pele sensível

Tratamento anti-manchas para pele sensível

Bella Aurora desenvolveu bio10 peles sensíveis tendo em conta as necesidades deste tipo de pele. Incorpora ingredientes ativos que atúam em quatro mecanismos de reparação da pele sensível:

  1. Reforço da função barreira
  2. Ação anti-inflamatória
  3. Bloqueio da hipersensibilidade
  4. Redução dos capilares visíveis

Não só os ingredientes ativos estão adaptados às necesidades duma pele sensível, como também se selecionam excipientes respeitantes da pele e incorporam-se na fórmula com a mínima concentração necessária. Não se utilizam nem parabenos, nem corantes, nem silicones e incorpora-se um perfume livre de alérgenos para evitar reações de alergia ou hipersensibilidade.

bio10 peles sensíveis