Você sabia que... > Manchas na pele, um problema

Como e porquê se forma uma mancha?

A melanina é um pigmento natural que dá cor à pele para protegê-la da radiação solar. Normalmente a melanina reparte-se uniformemente, mas a acumulação numa determinada zona produz manchas cutâneas escuras, que podem aparecer em zonas expostas ao sol: rosto, mãos e decote.

A aparição de manchas depende de vários fatores:

manchas-piel-como-porque-2

  • Herança genética
  • Exposição à radiação solar
  • Fatores hormonais
  • Idade
  • Uso de produtos fotossensibilizantes
  • Lesões pós-inflamatórias

Manchas pelo sol

As sardas ou efélides são pequenas hiper-pigmentações que aparecem ao longo da nossa vida em áreas expostas ao sol como o rosto, antebraços, mãos e colo e que no Verão se tornam mais evidentes.

As pessoas mais propensas são as de tez clara.

Ao ser a sarda um transtorno da pigmentação e depender de características genéticas, é difícil erradicá-las, mas podem-se melhorar ou até aclarar.

Solução Bella Aurora:

Proteja a sua pele do sol ao longo de todo o ano com protetores solares. Para aclarar as manchas, aplicar os produtos de tratamento anti-manchas de Bella Aurora.

Manchas pela idade

O lentigo senil, chamado também manchas ou sardas de envelhecimento, é o resultado do dano sobre a pele causado pelo sol ao longo dos anos, sobretudo em zonas como o rosto, antebraços, mãos e colo.

Aparece por efeito conjunto da perda de capacidade de renovação de uma pele madura e da prévia exposição continuada ao sol sem proteção.

Solução Bella Aurora:

Proteja a sua pele do sol ao longo de todo o ano com protetores solares.

Para aclarar as manchas, aplicar os produtos de tratamento anti-manchas de Bella Aurora, completando-o com o Gel Esfoliante que acelera a renovação celular.

Manchas por gravidez ou outras alterações hormonais

Durante a gravidez produzem-se grandes alterações hormonais que, combinadas com a exposição ao sol, produzem manchas na pele ou cloasma. Estas manchas aparecem progressivamente a partir do segundo mês de gestação e no pós-parto.

Também produzem manchas outras causas de origem hormonal, como a ingestão de anti-conceptivos ou os tratamentos de substituição hormonal durante a menopausa.

São manchas de cor clara. O seu aspeto é alargado e localizam-se em ambos os lados da linha média da cara, na testa ou nas bochechas e no peito.

Solução Bella Aurora:

Moderar a exposição solar, utilizar os protetores solares durante todo o ano e seguir o tratamento anti-manchas de Bella Aurora.

Tecnologia anti-manchas de Bella Aurora

Mais de 100 anos de investigação permitiram descobrir e atuar sobre os 7 mecanismos chave na formação das manchas da pele.

7 mecanismos chave na formação de manchas na pele

 

Que fazer se aparecer uma mancha?

As pessoas com tendência a formar manchas devem utilizar protetores solares com um elevado fator de proteção. Se estiver preocupado com o aspeto da sua pele, dirija-se a um dermatologista.

Os dermatologistas recomendam o uso de produtos cosméticos especializados na prevenção e tratamento das manchas e evitar a exposição solar excesiva.